Não atendemos planos odontológicos, apenas consultas particulares.
Av. Flora, 480 - Jaguaribe, Osasco - SP / (11) 3591-0373 / (11) 98258-2400

Cirurgia

Seu siso está doendo ou incomodando? As indicações para extração de terceiros molares ocorrem, na maioria das vezes, em meio a processos de dor, inchaço recorrente e infecção, que trazem muita dor de cabeça a qualquer pessoa.

Cirurgia, o que é?

As cirurgias mais comuns realizadas na clínica são extração de sisos e dentes inclusos, extração simples, extração de restos radiculares, tratamento de alveolite e pericoronarite, tracionamento de dentes inclusos para ortodontia, remoção de cistos maxilares, drenagem de abcessos intra e extraorais, apicectomias (remoção do ápice, ponta da raiz do dente), cirurgias paraendodônticas (associadas a tratamento de canal) e enxertos ósseos.

Uma cuidadosa avaliação do estado de saúde do paciente é fator fundamental para o sucesso de uma cirurgia odontológica. A necessidade de avaliação pré-operatória e os cuidados e medicações para um pós-operatório confortável são tratados individualmente, visando à resolução do caso de forma segura e indolor ao paciente. Casos mais complexos, como traumas e fraturas faciais, devem ser tratados em ambiente hospitalar sob anestesia geral.

O dente siso sempre precisa ser retirado?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, nem sempre o dente siso precisa ser extraído. Quando ele nasce bem posicionado e existe espaço na arcada dentária (como em casos de arcadas mais amplas ou quando o paciente perdeu outros dentes), não existem indicações para a extração. Contudo, nem sempre isso acaba ocorrendo, sendo que, muitas vezes, o dente do siso pode nascer mal posicionado (como deitado ou em posições ruins) ou ainda pode não haver espaço suficiente para ele, ocasionando o apinhamento dos demais dentes.

Além desses casos, pode ser que o paciente apresente dificuldades de escovação do dente do siso, sendo altamente recomendada a sua extração, já que poderá facilitar o acúmulo de restos de alimentos e bactérias e também pode ocorrer uma infecção neste dente (chamada de pericoronarite), necessitando da extração para o tratamento.

Como sei que preciso retirar meu dente siso?

O único que pode responder a essa pergunta é seu cirurgião-dentista. Por isso, passar por avaliações periódicas é tão importante, de forma que ele acompanhe o nascimento e a evolução do seu dente do siso.

De maneira geral, é possível que o paciente fique atento a alguns sinais que indicam a necessidade de uma visita ao dentista, como:

• Dores de cabeça com frequência;
  • Inflamações constantes na gengiva;
  • Dificuldades para escovar os dentes do siso;
  • Aparecimento de dentes tortos na arcada;
  • Presença de cáries nos dentes da região;
Se algum desses sinais aparecerem, mesmo que você não seja mais um adolescente, é hora de procurar um dentista para analisar a possibilidade de extração do siso.

Cuidados após a cirurgia

Alguns cuidados devem ser adotados nos primeiros dias após a cirurgia:
  • Deve ser feita uma dieta líquida nos primeiros três dias, evitando comer alimentos quentes;
  • Tome as medicações corretamente. O tempo de medicação deve ser estabelecido pelo profissional;
  • Evite fazer bochechos ou cuspir nas primeiras 24 horas após a extração do siso, bem como fazer movimentos de sucção;
  • Escove os dentes de forma mais suave que o habitual e evite os dentes vizinhos dos sisos extraídos durante as primeiras 24 horas
  • Não fume pelo menos nos primeiros sete dias. O cigarro contém substâncias tóxicas que penetram na mucosa da boca e podem infeccionar a cicatriz;
  • Não ingira bebidas alcoólicas. Elas podem interagir com a medicação e causar efeitos colaterais;
  • Sete dias após a extração, o paciente deve retornar ao consultório para remover os pontos;
  • Em caso de dor forte ou febre, é necessário entrar em contato com o cirurgião-dentista o mais breve possível.
A melhor forma de aliviar a dor causada pelos sisos é consultar o dentista. Depois de realizar alguns exames e avaliar o seu caso, nós iremos indicar o melhor tratamento para aliviar definitivamente os sintomas.

• Av. Flora, 480
  • Jaguaribe, Osasco - SP
  • CEP: 06053-040

Telefones